Nova modalidade do PIX facilita o pagamento de aluguéis, mesadas e serviços autônomos de forma recorrente; serviço passa a ser obrigatório para bancos
Nesta semana, entrou em vigor o PIX Agendado Recorrente, uma nova modalidade que permite aos usuários agendar pagamentos recorrentes de mesmo valor para serem debitados automaticamente em datas específicas. O recurso, obrigatório para todas as instituições financeiras, traz mais praticidade para quem realiza transferências regulares, como pagamento de aluguel, mesadas ou serviços de autônomos.
A modalidade é ideal para pessoas que realizam pagamentos mensais, como aluguéis diretos para proprietários ou profissionais autônomos, incluindo terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, seja para pessoas físicas ou CNPJ. Além disso, pais podem usar o serviço para programar mesadas mensais para os filhos.
No PIX Agendado Recorrente, o pagador deve inserir manualmente as informações da recorrência, como a chave PIX do recebedor, valor e data de pagamento. Essa configuração reduz erros e evita problemas futuros nos pagamentos, especialmente em casos de transações repetitivas.
A novidade é uma alternativa ao PIX Automático, previsto para 2025, que será voltado a cobranças automáticas vinculadas a empresas e serviços como contas de água, luz e mensalidades escolares, semelhante ao débito automático. No PIX Automático, a responsabilidade pelo envio dos dados será das próprias empresas, exigindo apenas a autorização do cliente.
Com a implementação do PIX Agendado Recorrente, o Banco Central amplia o leque de opções de pagamento, simplificando a vida dos brasileiros que dependem de transferências regulares para cumprir suas obrigações financeiras.