Primeira turma do concurso de 2024 reúne 157 cadetes para o cargo de 2º tenente, marcando início da ampliação das forças de segurança pública no Estado.
O Governo de Pernambuco deu início, nesta segunda-feira (25), ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) para os primeiros 157 aprovados no concurso de 2024 da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A aula inaugural, realizada no auditório da Justiça Federal, no Recife, contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. Esta é a primeira turma dos 450 novos cadetes aprovados para o cargo de 2º tenente.
Durante a cerimônia, a governadora destacou os esforços para fortalecer a segurança pública do Estado por meio do programa Juntos pela Segurança. “Realizamos um concurso para mais de 7 mil novos profissionais nas polícias Militar, Civil, Científica e no Corpo de Bombeiros. Além disso, estamos investindo em equipamentos como viaturas, coletes à prova de bala, armamentos, reformas de estruturas e tecnologia de inteligência. Nosso objetivo é tornar Pernambuco um lugar mais seguro para todas as famílias”, afirmou Raquel Lyra.
O concurso de 2024 selecionou 4,8 mil soldados e prevê, até 2026, a incorporação de mais de 7 mil profissionais às forças de segurança estaduais. Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a reposição do efetivo foi uma das prioridades do atual governo. “Logo no início da gestão, a governadora autorizou os concursos para suprir o déficit nas forças de segurança. Na semana passada, demos início ao curso de formação para praças e oficiais do Corpo de Bombeiros, e, no próximo mês, começaremos a formação de 2.400 novos soldados da Polícia Militar”, detalhou.
Com duração de aproximadamente 12 meses, o curso prepara os cadetes para assumirem funções de liderança na PMPE. De acordo com o comandante geral da corporação, coronel Ivanildo Torres, a grade curricular inclui disciplinas militares, policiais e de direitos humanos, com atividades de segunda a sexta-feira e, ocasionalmente, aos finais de semana. A formação é supervisionada pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e coordenada pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE.
A primeira turma, composta por 157 cadetes – incluindo 33 mulheres –, simboliza um passo importante na ampliação da representatividade e da qualificação dentro da corporação.
Para Samuel Marinho, 26 anos, natural de Caruaru, o início do curso representa a concretização de um sonho. “Foi um longo caminho de estudos e dedicação. Agora, quero concluir o curso e servir à população com máximo empenho”, declarou o cadete.
A solenidade também contou com a presença do secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e dos executivos Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil) e Enéias Ferreira (Gestão Integrada de Defesa Social), reforçando o compromisso do governo em fortalecer a segurança pública de Pernambuco.